Bruxismo do Sono ou da Vigília, você sabe a diferença?

Bruxismo é o hábito de encostar, apertar ou ranger os dentes,  contrair a musculatura do rosto sem contato dos dentes, ou ainda apertar a língua de encontro ao palato duro (céu da boca) ou obre os dentes.

O Bruxismo que ocorre durante o dia é chamado Bruxismo de Vigília (BV), e o que ocorre durante o sono é denominado de Bruxismo de Sono.

Os sinais e sintomas clínicos mais frequentes para os dois tipos de Bruxismo são:

• Dificuldade, limitação ou mesmo dor para abrir a boca pela manhã (BS);
  • Dores de cabeça ao acordar (BS) ou durante o dia (BV);
  • Aumento da musculatura da face – bochechas grandes (ambos);
  • Desgastes e fraturas de dentes e restaurações (ambos);
  • Língua e bochechas com marcas de dentes ou feridas (ambos).

Bruxismo do Sono pode estar associado ao Refluxo Gastroesofágico, a Apneia do Sono, ao Ronco, e a outros distúrbios do sono que superficializem o mesmo. Já o de Vigília, pode ser considerado uma alteração cognitivo comportamental que tem no estresse e em alterações comportamentais suas principais causa.

Trabalhos científicos não trazem relação de causa e efeito entre Bruxismo e DTM, mas dependendo da frequência e intensidade dos episódios de Bruxismo (BV e/ou BS) ele pode ser um fator de desencadeamento da dor na cabeça e na mandíbula.

Tanto o Bruxismo de Sono como o Bruxismo de Vigília são considerados atividades parafuncionais. Por sobrecarregarem o sistema mastigatório precisam ser bem avaliados e controlados.