Articulação Temporomandibular e suas disfunções – saiba o que é ATM e DTM

Articulação temporomandibular (ATM) é o termo utilizado para designar as duas articulações (direita e esquerda) que fazem a conexão entre a mandíbula e o crânio. Elas são as responsáveis por todos os movimentos da boca, em conjunto com os ligamentos e com os músculos da mastigação. Quando uma ou as duas ATMs estão em disfunção – não estão funcionando adequadamente, existe uma disfunção que pode comprometer a mastigação, a deglutição, e a fala. Essa disfunção dolorosa ou não é denominada Disfunção Temporomandibular (DTM), e pode ser uni ou bilateral, e de severidades diferentes, acometendo as articulações e os músculos da mastigação.

As DTMs são mais comuns do que as pessoas imaginam! Cerca de 60% da população pode apresentar, pelo menos, um sinal de uma DTM, e pelo menos 17% das pessoas sofrem com sintomas como dor na face (músculos da mastigação) ou na própria ATM, que podem causar limitações dos movimentos da mandíbula.

Dentre as queixas mais comuns dos pacientes com DTM estão:

• Dor de cabeça;
  • Dor na face;
  • Dor no pescoço;
  • Dor no ouvido;
  • Dor na ATM;
  • Ruídos na ATM, como estalidos ou crepitações;
  • Cansaço na mastigação;
  • Dificuldade para abrir a boca, entre outras.

Importante: na maioria das vezes essas dores e limitações de movimentos mandibulares  são desencadeadas ou exacerbada pelos próprios movimentos da mandíbula (mastigar, abrir a boca, apertar os dentes, bocejar).

Causas da Disfunção Temporomandibular

A etiologia (causa) das DTM é baseada num modelo multifatorial, onde fatores genéticos, de crescimento, de desenvolvimento e de hábitos parafuncionais, além de doenças reumatológicas de base estão entre as causas. Além dessas, traumas na face como os acidentes em geral, e outras situações como o bruxismo, o ficar muito de boca aberta e o uso indevido so sistema mastigatório também podem desencadear ou mesmo serem fatores de sustentação de uma DTM.

Fatores Psicossociais e DTM

Ansiedade e depressão são os principais fatores psicossociais relacionados à DTM. Indivíduos com ansiedade e depressão podem desenvolver mais quadros de DTM do que os que não são ansiosos e deprimidos.

Sono e DTM

Vários são os trabalhos que mostram uma associação entre Insônia e DTM e Apneia e DTM. Indivíduos com insônia ou com apneia do sono, ou ambos, parecem ter mais chances de desenvolver uma DTM do que os não portadores desses distúrbios do sono.

Para saber mais sobre Apneia do Sono e DTM  a tese de Doutorado do Dr. Paulo Afonso Cunali e outros artigos.

A oclusão dentária não é mais considerada um fator primário e não é mais considerado uma causa da DTM por pesquisadores e clínicos especializados em Dor Orofacial. O termo de consenso está disponível em nosso site.

A Clínica da ATM® está aqui para lhe ajudar!
Para obter maiores informações ou agendar uma consulta entre em contato conosco.