Você dorme bem?

Para quem respondeu que sim, sugerimos pensar melhor no seu dia a dia. Vamos te ajudar: você acorda diversas vezes durante a noite para ir ao banheiro? Sente cansaço e sonolência durante o dia? Tem dificuldades de concentração e vive esquecendo coisas simples? Você se irrita com muita facilidade? 

Se a sua resposta foi sim para alguma destas perguntas, então talvez seu sono não esteja tão bom quando você pensava!

sono é uma das necessidades essenciais para manter a saúde física e psicoemocional do ser humano. É durante o sono que acontece a restauração física que nos protege do desgaste natural causado durante as horas que passamos acordados.

sonolência excessiva é um estado de necessidade fisiológica que tem relação com o tempo que a pessoa demora para conseguir dormir, com a facilidade de interrupção do sono e com a duração completa do sono durante a noite. Relatada por 10% a 25% da população, a sonolência é mais frequente entre adultos jovens e idosos

Dentre os principais distúrbios do sono, estão o ronco, apneia e bruxismo, e desses a Apneia do Sono é o mais grave.


Ronco e apnéia do sono (AOS)

Estudos comprovam que cerca de 50% dos adultos são roncadores frequentes. O ronco eventual traz constrangimento, e deve ser tratado. Quando ele se torna frequente e forte, principalmente após paradas respiratórias, é um sinal de alerta. Um paciente com estes sintomas pode ter a Apneia do sono, que é uma doença grave e insidiosa, e que traz seríssimas consequências para a saúde do paciente.

síndrome da apneia obstrutiva do sono (AOS) afeta cerca de 1/3 da população adulta, mas também pode ser observada em crianças e adolescentes. Ela é considerada um problema de saúde pública, sendo uma doença crônica, progressiva, incapacitante, além de apresentar uma alta taxa de mortalidade e morbidade cardiovascular.

apneia obstrutiva do sono é uma síndrome caracterizada pelo colapso repetitivo das estruturas que impedem e ou reduzem a passagem do ar durante o sono. Isso causa uma queda na saturação de oxigênio do sangue, resultando em uma série de sinais e sintomas nestes pacientes. 

Para diagnosticar a apneia do sono, deve ser realizado um exame de polissonografia, também usado para quantificar a severidade do distúrbio. Além do ronco, da sonolência diária e da fadiga recorrente, outros sintomas como distúrbio de concentração, irritabilidade, comprometimento da memória, depressão, e diminuição da libido podem aparecer com o progresso da doença, levando a problemas sociais e trazer problemas de relacionamento.

São consequências sistêmicas comuns da AOS: hipertensão arterial e suas complicações, diabetes, demência, impotência, entre outras.

Tratamentos para os Distúrbios Respiratórios do Sono pela Odontologia do Sono

1 – Os aparelhos intra-orais de avanço mandibular (AIO_am) são uma modalidade de tratamento que vêm sendo utilizado com sucesso no tratamento da AOS , do ronco primário, e da resistência da via aérea superior.


2 – A cirurgia ortognática
 está indicada para os casos de AOS graves, principalmente em pacientes jovens com alterações dento faciais importantes.

 

Pacientes com Distúrbios do sono parecem ter mais DTM
do que os que não tem distúrbios do sono, e Vice-Versa.

 

 
 

Diagnóstico simples e preciso, é fornecido no dia seguinte ao exame

Aqui na Clínica da ATM® optamos por avaliar nossos pacientes após 3 noites consecutivas do uso do OXISTAR/BIOLOGIX®.

A média aritmética dos resultados das 3 noites de exame nos proporciona segurança e acurácia mensuráveis.  Rápido, Válido e Seguro.